Jean Paul Gaultier é um estilista francês cuja primeira coleção foi apresentada em 1976. Não tendo qualquer formação em design de moda, começou a sua carreira ainda muito jovem, enviando os seus desenhos a famosos estilistas de alta-costura da altura. Pierre Cardin e Jean Patou estão entre os estilistas que reconheceram o seu talento e o ajudaram-no a iniciar-se no ramo. Conhecido como o enfant terrible da moda, os modelos de Jean Paul Gaultier têm uma gama desde a moda de rua à alta-costura. Ele introduziu saias para homens nos anos 80 e desenhou o distinto soutien em cone, usado pela Madonna no início dos anos 90.
O primeiro perfume da casa Gaultier foi lançado em 1993 (o famoso Jean Paul Gaultier EDP para mulheres, cujo nome foi posteriormente alterado para Classique). Classique foi seguido por Le Male em 1995, e Fragile em 1999. Todos eles eram conhecidos pelas suas embalagens peculiares e pelas composições invulgares. Foram lançados alguns de edição limitada para muitas das fragrâncias, apresentando novas “modas” para os frascos. Jean Paul Gaultier produz fragrâncias em colaboração com a Beaute Prestige International.
A fascinante história de Jean Paul Gaultier
A sua primeira coleção independente foi apresentada em 1976. Jean Paul Gaultier é conhecido pelo seu pronto-a-vestir inspirado na moda de rua (só fez alta-costura na década de 1990) e pela sua abordagem próxima dos géneros; nos seus primeiros anos, foi frequentemente chamado o enfant terrible da moda francesa.
Para além de desenhar para as suas próprias marcas, Jean Paul Gaultier tem sido diretor criativo na Hermès, desde 2003.
Em 2014, Jean Paul Gaultier anunciou que deixaria de fazer pronto-a-vestir, para se concentrar na alta-costura e na coleção de perfumes.
As fragrâncias foram introduzidas em 1993 por Jean-Paul Gaultier, mais tarde conhecido como Classique. Seguiu-se Le Mâle em 1995, e Fragile em 1999. Todos os três eram conhecidos pelas suas composições invulgares e embalagens inovadoras.
A licença Jean Paul Gaultier é propriedade da Shiseido, subsidiada pela Beauté Prestige International. Em 2016, a lpropriedade foi transferida para a Puig, e as fragrâncias mais antigas, que não a Classique e a Le Mâle, foram eliminadas.
Frascos de colecionador de Classique e Le Male
Jean Paul Gaultier lança edições limitadas de Classique e de Le Male nas quais os frascos em forma de dorso são decorados ou “vestidos” para a estação. Em 2010, Ma Dame juntou-se ao conjunto e em 2014 Le Beau Male.
Fragâncias recentes de Jean Paul Gaultier
Os lançamentos mais recentes incluem Gaultier2 (2005), Fleur du Male (2007), Gaultier2 Eau d’Amour (2008), La Cologne Fleur du Male (2008), Monsieur Eau du Matin (2008), Ma Dame (2008), Ma Dame Eau Fraiche (2009), Classique X (2010), Le Mâle Terrible (2010), L’Extrait Classique X (2010), Kokorico (2011), Classique X L’Eau (2012), Kokorico By Night (2012), Le Beau Male (2013), Classique Intense (2014), Ultra Male (2015), Le Male & Classique Essence de Parfum (2016), Escândalo (2017), Le Male In The Navy (2018), Scandal By Night (2018), Classique Cabaret (2019), Scandal A Paris (2019) e, Le Beau & La Belle (2019).
Assim que foram lançadas, as fragrâncias de Jean Paul Gaultier alcançaram um sucesso mundial, batendo recordes. O icónico Classique e Le Male eram o casal mais quente do momento! Os seus corpos esculpidos, as latas metálicas impactantes e os seus aromas sensuais conquistaram o mundo. Numa campanha de Jean-Baptiste Mondino, um marinheiro apaixonado diz, de forma clara e simples:”You smell good, you know” (“Cheiras bem, tu sabes”).
Espectacular e ousado! O tão adorado enfant terrible da alta-costura fez disto a sua assinatura, vanguardista e obrigatória. Para ele e para ela. Liberté, égalité, Jean Paul Gaultier! As características distintivas das fragrâncias incluíam o corpete Classique e o dorso às ricas do marinheiro, Le Male. Um jogo de sedução sensualmente viciante. Enquanto o seu negócio de moda e perfumes de alta-costura continua, Gaultier vai dar um passo atrás na conceção de peças de vestuário, disse ele. O designer tweetou a notícia num post de vídeo na sexta-feira, a dizer que o seu próximo desfile em Paris, na quarta-feira, será o último.
“Vou dar-te um aperitivo”, foi filmado dizendo num telefonema divertido, feito como se falasse com um jornalista. “Este será o meu último espetáculo de alta-costura. O meu último espetáculo Gaultier Paris. Tens de vir, não podes perder isso. “Mas, mas, mas garanto-vos: A Gaultier Paris vai continuar, a alta-costura vai continuar. Tenho um novo conceito; conto-vos mais tarde, conto-vos todos os pequenos segredos. Mas vai continuar”.
Jean Paul Gaultier, 67 anos, há muito que é conhecido por alargar os limites da moda, esbatendo as linhas entre o vestuário masculino e feminino.
O seu estilo irreverente e a sua reputação provocadora trouxeram-lhe tanto fama como desprezo de outros estilistas. Em 2018, por exemplo, produziu uma coleção de moda inspirada no cigarro.
Nos últimos anos, lançou coleções mais regulares, concentrando-se na produção de coleções únicas apresentadas durante as semanas da moda de alta-costura em Paris.
A sua marca confirmou que os seus planos de se retirar se relacionavam apenas com o seu negócio da moda e perfumes.
Deixou de desenhar roupa pronto-a-vestir em 2015, para se concentrar na alta-costura (roupa feita à mão que só as pessoas mais ricas do mundo podem comprar).