A estilista Carolina Herrera foi criada na Venezuela. Ela lançou a sua empresa de moda em Nova Iorque e tornou-se cidadã americana em 2009. Apesar de não ter tido formação formal antes do seu primeiro desfile de moda em 1981, Herrera alcançou o sucesso na moda feminina e masculina, com perfumes e muito mais. Hoje em dia, a sua empresa tem lojas espalhada por todo o mundo e milhares de milhões em vendas. A sua imagem de marca inclui blusas brancas bem justas, às quais ela, combinou notavelmente com saias de baile. O primeiro perfume de Herrera chegou em 1988. Ela acredita que os designers devem abraçar a oportunidade de lançar perfumes “porque é isso que leva o seu nome para todo o lado”. Em 1995, a sua empresa foi adquirida pela empresa espanhola Puig, que tinha trabalhado com ela em perfumes. Herrera continuou a ser a diretora de criação.
Com a inauguração da linha CH Carolina Herrera em 2008, Herrera começou a oferecer desenhos mais casuais adequados às atividades do dia-a-dia. Os produtos da Herrera incluem agora roupa masculina, feminina e infantil, acessórios, uma coleção para a casa e fragrâncias, que estão disponíveis em lojas em todo o mundo.
Herrera foi capaz de ter sucesso sem recorrer a horas extraordinárias, algo que considera desnecessário. “Deve ser capaz de fazer o que é suposto fazer durante o horário normal. Caso contrário, cansa-se demasiado”, declarou ela em 1994.
Carolina Herrera e Carolina Herrera Jr. : duas mentes brilhantes a produzirem perfumes
Em 1997, conversando com a mãe, Carolina Jr. teve a ideia de a ajudar a lançar um novo perfume. “Era preciso evocar o espírito de Nova Iorque, um espírito de que tanto sentia falta, que pensei que seria uma grande ideia traduzir aquele mundo que adorava, e que muitas vezes ansiava, numa linguagem de aromas… para o captar numa fragrância evocativa que lhe permitiria trazer um mundo inteiro de sensações ao seu redor na sua mala, e aproximá-lo da Grande Maçã, por muito longe que estivesse”.
A primeira fragrância foi lançada em 1997 e tem tido um enorme sucesso global. Muitas “peças” do 212 foram desde então lançadas, muitas vezes como edições sazonais, para serem rapidamente agarradas por fãs e novos “convertidos”.
O desenvolvimento de cada fragrância leva a mais de dois anos, explica Carolina Jr.. “É um processo de constante inspiração e evolução. Os sentimentos e instintos ajudam, mas para que o produto funcione realmente, é preciso fundir todos os aspetos: o nome, o frasco, o conceito, a fragrância e, até mesmo a publicidade. Quando trabalho, tenho realmente de estabelecer o que gosto e o que me agrada. E começo a contemplar e a organizar mentalmente tudo o que sei, desde uma cor até a um material. Depois, toda essa informação começa a fluir através de todos os diferentes aspetos do processo. As coisas mais importantes são a minha memória, os meus olhos e o meu nariz, a minha imaginação – e uma excelente equipa criativa’.
Carolina Jr. tem sido a força por detrás de quase uma dúzia de lançamentos do 212 e de Carolina Herrera. Ela adora claramente criar ao lado da sua mãe: “É muito fácil trabalhar com ela. Não temos exatamente o mesmo gosto em tudo, mas também não somos opostos. Complementamo-nos muito bem”.
Entretanto, a fragrância Good Girl de Carolina Herrera bate recordes e assume controlo dos EUA.
A fragrância está no caminho certo para fazer perto de 200 milhões de dólares em vendas a retalho no seu primeiro ano, quase o dobro das projeções iniciais da indústria.
A fragrância está no caminho certo para quase duplicar as projeções iniciais da indústria para um total de quase 200 milhões de dólares em vendas a retalho no seu primeiro ano, de acordo com as fontes da indústria. Albesa disse que o Good Girl está “a bater recordes históricos”. A eau de parfum duplicou as metas de entrada e de saída em todos os mercados e tem sido a fragrância feminina mais vendida em vários países durante três meses consecutivos, acrescentou. O portefólio de fragrâncias de Carolina Herrera, de 22 fragrâncias, levou a $600 milhões em vendas a retalho no ano passado para a empresa, não incluindo o Good Girl, mas com a adição do novo aroma e um lançamento nos EUA, está no caminho certo para fazer cerca de $800 milhões em vendas este ano, disse uma fonte da indústria.
Até à data, o negócio de fragrâncias de Carolina Herrera, de 29 anos, tem sido em grande parte impulsionado pelas vendas fora dos EUA, com um volume substancial proveniente do Médio Oriente, América Latina, Rússia, Espanha e retalho global de viagens. O Good Girl atingiu balcões em mais de 10.000 lojas globais no ano passado, sem planos de entrar nos EUA até 2018. O cheiro nem sequer foi apresentado à imprensa americana.