Você tem cada vez mais treinamento especializado para treiná-lo no posicionamento de um negócio através do uso de técnicas de SEO disponível na internet, seja através de conteúdos gratuitos em plataformas como o Youtube ou em cursos online de SEO pagos.
A busca e leitura de bibliografia especializada, o acompanhamento de contas em redes sociais voltadas ao estudo de SEO e a busca na rede sobre as últimas atualizações do algoritmo do Google e sua influência no posicionamento orgânico vão te ajudar a se tornar um profissional que pode se tornar o Gerenciador de SEO que toda empresa precisa. Caso queira anotar sobre isso, damos alguns conselhos:
- Trabalhe na qualidade do seu site e evite designs pouco funcionais, pois isso afetará a experiência do usuário e influenciará a percepção dos mecanismos de busca
- Cuide do tempo de carregamento da sua página da web. Na web você encontrará muitas ferramentas, como Page Speed, para analisar a velocidade. Se demorar mais de quatro segundos para carregar, você deve se concentrar em sua melhoria.
- Otimize as imagens cuidando das tags Alt + Title e seu peso.
- Sempre trabalhe com tags H2 e H3 para estruturar os elementos da sua página. Lembre-se que por H1 entendemos o título principal.
- Crie conteúdos tendo em conta as palavras-chave com que pretende trabalhar e faça previamente um estudo do posicionamento dessas palavras-chave no Google.
- Não saia do SEO off-page e se preocupe em conseguir ou comprar backlinks de boa qualidade, que são naturais acima de tudo. O guest blogging é uma boa opção.
Tendências de SEO para este ano
Em um ano cheio de mudanças no algoritmo do Google, Serps e SEOs, sem dúvida, se movimentaram muito diante dessa nova situação. Ser capaz de identificar a intenção de busca do usuário e oferecer exatamente o melhor conteúdo para cada intenção de busca é cada vez mais importante. E o uso de IA pelo Google torna seu Rankbrain mais importante.
Por outro lado, a velocidade de carregamento da web e uma estrutura bem ordenada e hierárquica são essenciais porque o Google quer que seus usuários tenham uma experiência incrível com sua marca. Além disso, o marketing de voz ou as pesquisas por voz por meio do Alexa ou do Google Home serão cada vez mais usados e serão mais complexos. Neste post deixamos-lhe todas as tendências de SEO para este ano.
Ferramentas de SEO que você vai precisar
Existem muitas e variadas ferramentas que um SEO precisa. Para fazer uma auditoria técnica, para acompanhar seus rankings, para descobrir oportunidades de conteúdo ou acompanhar sua concorrência. Neste post deixamos-lhe algumas das 20 melhores ferramentas de SEO gratuitas e antecipamos algumas delas.
- MOZ
- AHREFS
- Sistrix
- Ferramenta de palavras-chave
- Google Ads
- Google Trends
- Google Analytics
- SEM Rush
Diferenças entre SEO e SEM
Na prática são muito parecidos porque no final são duas formas de conseguir aparecer nos primeiros resultados de busca. No entanto, a grande diferença entre os dois é que você aparecerá no SEM em troca de pagamento e no SEO aparecerá se os algoritmos dos buscadores considerarem que você é o melhor resultado. Neste artigo, dois grandes especialistas em SEO e SEM explicam em detalhes as grandes vantagens e desvantagens de SEO vs SEM.
Vantagens e desvantagens do SEO
São muitos os motivos pelos quais trabalhar no SEO do seu site o beneficia, mas também é verdade que você deve saber como fazê-lo para que seu uso lhe dê uma vantagem sobre seus concorrentes e não penalize seu site por práticas abusivas.
Entre as vantagens do SEO estão:
- Atração de tráfego gratuita ou de baixo custo
- É uma das fontes de tráfego mais fiéis a longo prazo
- Obtenção de tráfego qualificado a partir do uso de palavras-chave
- Inspiraremos confiança em potenciais usuários: melhoria de nossa reputação
- Melhorar a qualidade do nosso site
Entre as desvantagens do SEO estão:
- São técnicas que exigem treinamento, tempo e esforço.
- Os resultados podem levar várias semanas para serem vistos
O impacto das técnicas de SEO no Google varia ao mesmo tempo que o algoritmo do mecanismo de busca: devemos estar dispostos a atualizar o conteúdo e fazer melhorias constantes
Assim como trabalhamos em SEO, nossa concorrência: alcançar a primeira posição nunca será garantido.
Os resultados que forem posicionados através do pagamento de anúncios (SEM) sempre serão superiores, embora nosso posicionamento seja orgânico.
Gostou do post? Gostaríamos muito de ler sua opinião na forma de um comentário. Vá em frente e torne-se o líder do futuro que você sonha!