Procurar as melhores colónias para os homens é uma tarefa bastante assustadora. Eu devia de saber – há semanas que ando à caça. No início deste ano, decidi que queria um novo cheiro. Nunca fui pessoa de colónias em geral – conheci demasiadas pessoas que nos dominam com o seu perfume no momento em que nos encontramos, as suas notas de lavanda ou citrinos a darem-nos um murro na cara – mas há algo neste último ano que me fez querer investir numa nova colónia. A ideia de me borrifar em casa, sem ninguém por perto para a cheirar, parece ser o derradeiro ato de autocuidado, como se fosse uma parte do meu ritual matinal que é puramente para mim, eu mesmo.
Ao iniciar a minha procura, descobri que o mercado está a transbordar com demasiadas opções: Desde notas de topo frutadas, doces até notas de base amadeiradas ou almiscaradas, há um milhão de combinações e possibilidades diferentes. Como posso saber o que melhor me convém? Ainda assim, meti-me à procura com a mente aberta, considerando tudo, desde o leve e fresco até ao pesado e almiscarado – e no processo, consegui encontrar uma série de favoritos da multidão que podem apelar a praticamente todos os gostos.
Abaixo, cheirei alguns clássicos duradouros – como Eternity de Calvin Klein, que existe desde 1988 – e também alguns novos favoritos, como o Last Day of Summer do Alchemist Garden da Gucci (a linha de alta perfumaria da Gucci), que cheira ao que só posso descrever como um abraço quente de Verão. (Este último acabou por ser a minha nova escolha de Primavera – com Oud Wood de Tom Ford e o Replica Jazz Club de Maison Margiela como vice-campeão).
Não importa quais sejam as suas preferências sensoriais, basta lembrar que a fragrância perfeita simplesmente não existe – algumas simplesmente não correspondem à sua personalidade, e o que você gosta também pode depender da estação do ano, e do estado de espírito que com está nesse dia. Isto faz parte da diversão de experimentar fragrâncias diferentes – não tenha medo de experimentar algo novo.
Aqui está o resultado da pesquisa: as 11 melhores colónias para homens em 2022
Gucci the Alchemist’s Garden, the Last Day of Summer
Este cheiro da linha de alta perfumaria da Gucci, a Alchemist’s Garden, permite-lhe agarrar-se a uma sensação de Verão durante todo o ano. É um aroma quente e aconchegante composto por madeira de cedro, cipreste e noz-moscada, com tons de madeira de patchouli e vetiver. Um bónus: O frasco de vidro pintado é também super chique.
Ralph Lauren, Polo Black
Alguns clássicos nunca morrem, e a fragrância de Ralph Lauren, o Polo Black resiste ao teste do tempo. Uma ousada fusão de manga gelada, limão e tangerina é combinada com sândalo, salva e patchouli noir para um resultado final agridoce. Arrojado e aromático, é o derradeiro cheiro para se ser notado.
Le Labo, Another 13
Talvez conheça o Le Labo pelo seu perfume exclusivo Santal 33, mas Another 13 é uma das suas fragrâncias mais “adormecidas” que merece o mesmo entusiasmo. Uma cooperação com a revista Another, o cheiro do perfume é por partes iguais almiscarado e fresco, composto de ambroxan, pétalas de jasmim, musgo, e com notas amadeiradas, de âmbar.
Hugo Boss, Boss
Divulgado em 1998, esta colónia duradoura é um clássico culto graças ao seu cheiro intemporal e masculino. As notas de topo frutadas e cítricas de maçã, limão e ameixa são equilibradas contra uma base floral e picante, incluindo gerânio, sândalo e vetiver.
Celine, Black Tie
Aludindo à excelência de Celine em Black Tie e silhuetas à medida, esta fragrância noturna é construída para uma noite fora. É composta por manteiga de orris branco, cedro, musgo de árvore e baunilha, atingindo o equilíbrio certo entre almiscarado e doce. Pense nisso como um casaco elegante que nunca sairá de moda.
Tom Ford, Oud Wood
A madeira de Agar é um dos ingredientes mais preciosos e caros para qualquer perfumista, e esta colónia de Tom Ford tresanda ao aroma da madeira. Combinado com cardamomo, sândalo, e vetiver – com notas de cumaru e âmbar – algumas borrifadelas deste perfume exclusivo vão fazê-lo lembrar do quão bom é aquecer-se numa lareira agradável e aconchegante.
Frédéric Malle, Geranium Pour Monsieur
Criado em colaboração com o mestre perfumista francês Dominique Ropion, este cheiro é descrito como “como um inglês excêntrico num casaco de veludo azul”, um takeaway apropriado. Uma fragrância brilhante, com notas de topo de menta, anis e gerânio, enquanto as notas de base incluem sândalo e incenso.
Dior, Sauvage
Inspirado na natureza e nas suas matérias-primas, este cheiro do perfumista Dior François Demachy é terroso e amadeirado. As notas quentes de bergamota, pimenta e âmbar são inspiradas numa paisagem desértica – mas ainda podem ser usadas no auge do Inverno, graças ao seu acabamento refinado e não avassalador.
Byredo, Bibliothèque
Para os bem entendidos, este cheiro é inspirado em livros antigos e nas suas páginas encadernadas em couro. É também inspirado numa das velas mais vendidas da Byredo – então sabe que é bom. As notas de topo de pêssego, ameixa, peónia e violeta adicionam um toque doce a uma base amadeirada de couro, patchouli e baunilha.
Jo Malone London, Myrrh & Tonka Cologne Intense
Extraído da seiva da mirra da Namíbia, este cheiro a terra é combinado com notas quentes de amêndoa e baunilha de cumaru para um acabamento rico e encorpado. Uma pitada de lavanda e mel ilumina-o e torna-o num cheiro de todo o ano para qualquer ocasião.
Giorgio Armani, Acqua di Gio
Lançado em 1996, este cheiro clássico, inspirado pelo oceano, resistiu ao teste do tempo por algum motivo. A fragrância terrestre é o aroma ideal para o dia-a-dia, combinando chipre, almíscar, bergamota, neroli, alecrim, e patchouli para um acabamento fresco.