Quando um produto encapsula os valores de uma marca e de um grupo.
Um convite aberto para seguir o seu próprio caminho.
‘‘My Way’’, pelo seu próprio nome, já cheira a independência.
Criado por Adria Arjona, a fragrância expressa a capacidade de ser você mesmo, de seguir o seu próprio caminho e de criar o seu próprio modo de vida. O lema é: “Sou o que vivo.” Cada passo e cada etapa ajuda a desenvolver a sua personalidade como mulher.
No seu desenho, Giorgio Armani criou o perfume como um ramo de flores brancas que acompanha a sua musa numa viagem.
Essa viagem olfativa foi criada com os melhores e mais belos ingredientes de todo o mundo. Nos bastidores, o ‘My Way’ é também um ambicioso projeto de sustentabilidade. Desde a seleção de ingredientes, até ao momento em que o perfume aparece nas prateleiras, incorpora um conjunto de compromissos enraizados.
Um perfume eco-projetado, desde o design das embalagens até ao lançamento do produto.
Todas as nossas marcas desenvolvem novos produtos com vista a reduzir as suas pegadas ambientais.
Desde a fase de design até ao lançamento do produto, o ‘My Way’ e a sua abordagem de eco-design são uma clara reflexão da estratégia de Giorgio Armani nesta área. Quer sejam os ingredientes escolhidos ou os materiais utilizados para a embalagem, nada é deixado ao acaso.
Incentivar o abastecimento sustentável: ‘My Way’ com o foco claro de Giorgio Armani
A Armani Beauty desenhou o ‘My Way’ com um foco claro na utilização de ingredientes naturais de origem responsável, garantindo a sua sustentabilidade através de uma série de programas que apoiam comunidades desfavorecidas e economicamente frágeis.
Produzida em Madagáscar, a baunilha utilizada na formulação do novo perfume é fornecida exclusivamente para a Armani Beauty, oferecendo assim uma garantia de controlo contínuo da qualidade.
Ao mesmo tempo, um programa em colaboração com a ONG local Fanamby para promover a coesão social dá prioridade aos fornecedores que contratam funcionários de comunidades socialmente vulneráveis. Como resultado, as pessoas que muitas vezes se vêem excluídas do mundo do trabalho podem ter um emprego com um rendimento estável. Os agricultores são também incentivados a diversificar as suas fontes de receita, cultivando paralelamente outras culturas, como o café ou o arroz, para melhorar as suas formas de ganhar um sustento. Ao incentivar esta diversidade, o programa está também a ajudar a promover o empreendedorismo a nível local.
Entretanto, a biodiversidade da região está a ser protegida por um projeto separado de reflorestação que visa restaurar 650 hectares de floresta de mangue até ao final de 2020, um projeto que deverá beneficiar pelo menos 30% dos pequenos agricultores locais. Além disso, a fragrância é formulada a partir de álcool à base de plantas, produzido a partir de beterraba francesa cultivada em condições ecológicas.
“Mais do que nunca, estou convencido de que todos devemos focar-nos na importância vital das questões ambientais. Não podemos ignorar que o futuro das gerações vindouros dependerá das escolhas que fazemos hoje.”
Giorgio Armani.
Um frasco projetado para durar.
Sublinhando o compromisso de Giorgio Armani com o meio ambiente, o frasco ‘My Way’ foi concebido para ser reutilizado e para durar. O recipiente tem um sistema de recarga inovador que é simples de usar, visto que não existe funil.
O vidro e a sua recarga são recicláveis, assim como todos os elementos do vaporizador, que podem ser reciclados separadamente. Com o seu recipiente reciclável e a sua utilização de materiais reciclados, o ‘My Way’ apoia a mudança para uma economia mais circular e dá aos consumidores a oportunidade de fazerem uma escolha informada a favor do ambiente.
Além do produto em si, a Armani Beauty pretende reduzir o seu impacto ambiental, estabelecendo firmemente a sustentabilidade no desenho dos materiais utilizados nos seus pontos de venda e pelos seus distribuidores. Isto inclui a utilização de papel e cartão certificados como sendo provenientes de florestas sustentáveis (FSC/PEFC), com a utilização de materiais reciclados e a redução do consumo de energia.
Melhorando os impactos na medição.
Trabalhando em parceria com a Quantis, consultora especializada na análise do ciclo de vida de bens e serviços, a Armani Beauty desenvolveu uma metodologia e uma ferramenta de medição da pegada de carbono de todas as atividades de vendas e marketing do ciclo de vida do produto ‘My Way’, da Giorgio Armani. Isto inclui o impacto pós-venda quando o produto está com o consumidor.
A análise é também realizada pela Ferramenta de Otimização de Produtos Sustentáveis (FOPT), desenvolvida em 2013 para medir os impactos sociais e ambientais. Com base em 14 critérios fundamentais de sustentabilidade, abrange todo o processo desde a produção até ao fim do ciclo de vida, incluindo a compra de matérias-primas e a utilização do produto pelo consumidor.
Em conjunto, estas ferramentas podem monitorizar e avaliar a pegada de carbono residual da fragrância e identificar as principais áreas onde poderiam ser tomadas medidas para reduzir as emissões de criações futuras. Estas áreas abrangeriam embalagens, ingredientes, fabrico e transporte, com a criação de campanhas publicitárias, o design de lojas e materiais de exposição para pontos de venda, caixas de presente que acompanham uma compra, e a formação de consultores de beleza.
Graças aos programas lançados em 2020 para preservar as florestas e a sua biodiversidade, a Armani Beauty compensou as 7000 toneladas de emissões residuais de carbono criadas pelo ‘My Way’ no seu primeiro ano, e comprometeu-se a fazê-lo nos próximos anos.