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Quanto custa carregar um carro elétrico?

      quanto custa carregar um carro eléctrico

      Os carros elétricos estão a ganhar popularidade em Portugal, tornando-se uma opção sustentável e económica para muitos condutores. No entanto, uma questão frequente para quem considera esta alternativa é: quanto custa realmente carregar um carro elétrico? Este guia explica todos os custos associados ao carregamento, as opções disponíveis e como pode poupar ao optar por esta tecnologia.

      1. Fatores que influenciam o custo de carregar um carro elétrico

      O custo do carregamento varia consoante vários fatores, incluindo:

      • Local de carregamento: Pode ser feito em casa, em postos públicos ou em carregadores rápidos.
      • Preço da eletricidade: Tarifas energéticas, como as bi-horárias e tri-horárias, têm um impacto significativo.
      • Capacidade da bateria: Carros com baterias maiores requerem mais energia e, por isso, têm custos superiores.
      • Eficiência do veículo: O consumo energético varia entre diferentes modelos.
      • Tipo de carregador: Carregadores rápidos têm preços mais elevados devido à conveniência.

      2. Carregar o carro elétrico em casa

      Carregar o carro elétrico em casa é geralmente a opção mais económica, especialmente se tiver uma tarifa bi-horária.

      • Tarifas de eletricidade: As tarifas de energia para uso doméstico variam entre 0,15€ e 0,20€ por kWh em média.
      • Custo médio por carregamento completo:
        Para um veículo com uma bateria de 50 kWh (como o Renault Zoe ou o Nissan Leaf), um carregamento completo em casa pode custar entre 7,50€ e 10,00€.

      Investir num carregador doméstico (wallbox) melhora a eficiência. Apesar do custo inicial de instalação, que pode variar entre 600€ e 1.500€, esta opção oferece maior conveniência e poupança a longo prazo.

      3. Carregar num posto público

      Os postos públicos de carregamento são uma alternativa prática para quem não tem acesso a um carregador doméstico. Existem dois tipos principais:

      • Postos normais:
        Estes têm custos entre 0,20€ e 0,25€ por kWh. Um carregamento completo pode custar entre 10,00€ e 12,50€, dependendo da capacidade da bateria.
      • Postos rápidos:
        Estes carregam até 80% da bateria em cerca de 30 minutos, com preços entre 0,30€ e 0,50€ por kWh. Para uma bateria de 50 kWh, os custos podem ir de 15,00€ a 25,00€.

      Se planeia viagens longas, é importante saber que muitos postos de carregamento estão localizados perto de autoestradas ou áreas urbanas. Em alguns casos, esses postos podem estar próximos de sucatas automóveis, onde se encontra assistência para reparações rápidas ou soluções de emergência.

      4. Redes de carregamento em Portugal

      Portugal dispõe de uma rede cada vez maior de postos públicos, operada por empresas como Mobi.E, Galp, EDP e outras. Muitas destas redes oferecem serviços de pagamento através de apps ou cartões específicos.

      • Cartões de mobilidade elétrica: Permitem acesso fácil a múltiplos pontos de carregamento.
      • Subscrições mensais: Algumas empresas oferecem planos de carregamento com tarifas reduzidas, com custos entre 30€ e 50€ por mês.

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      5. Comparação: carregar elétrico vs. abastecer combustível

      Os carros elétricos são significativamente mais económicos no que diz respeito ao custo por quilómetro.

      • Custo por quilómetro com eletricidade: Geralmente varia entre 0,02€ e 0,05€, dependendo da tarifa de energia e do veículo.
      • Custo por quilómetro com combustível: Pode variar entre 0,10€ e 0,15€, dependendo do preço dos combustíveis e da eficiência do carro.

      Isto significa que carregar um carro elétrico pode ser até 70% mais barato do que abastecer um veículo a combustão.

      6. Benefícios fiscais e incentivos

      O governo português incentiva a adoção de veículos elétricos através de benefícios fiscais e apoios financeiros:

      • Subsídios para carregadores domésticos: Apoio até 80% do custo de instalação, limitado a um montante máximo.
      • Isenção de impostos: Os veículos elétricos estão isentos do Imposto Único de Circulação (IUC).
      • Taxas reduzidas em portagens: Em algumas regiões, os carros elétricos têm descontos nas portagens.

      Estes benefícios ajudam a reduzir os custos associados à aquisição e ao carregamento.

      7. Dicas para economizar no carregamento

      Se procura reduzir os custos do carregamento do seu carro elétrico, considere as seguintes estratégias:

      • Aderir a tarifas bi-horárias: Carregue durante os horários de menor custo, normalmente entre as 22h e as 7h.
      • Evitar carregadores rápidos quando possível: Apesar de convenientes, têm custos mais elevados.
      • Utilizar locais gratuitos: Alguns centros comerciais, hotéis e supermercados oferecem carregamento gratuito para clientes.
      • Escolher subscrições adequadas: Algumas redes oferecem planos mensais com preços reduzidos para utilizadores frequentes.

      Outro aspeto a considerar é a relação entre a sustentabilidade dos veículos elétricos e a economia circular. Por exemplo, peças auto usadas podem ser uma alternativa viável para reparações de componentes elétricos ou mecânicos, reduzindo custos e contribuindo para um menor impacto ambiental. Além disso, esta prática promove a reutilização de materiais, alinhando-se com os objetivos de sustentabilidade dos proprietários de veículos elétricos.

      8. Impacto ambiental

      Além da poupança financeira, carregar um carro elétrico contribui para um impacto ambiental menor. Em Portugal, grande parte da energia elétrica provém de fontes renováveis, como a energia solar e eólica, reduzindo as emissões de carbono. Isto faz dos veículos elétricos uma escolha mais sustentável.

      9. Exemplos de custos para diferentes carros

      Vamos a exemplos práticos para ajudar a entender os custos:

      • Renault Zoe (52 kWh):

        • Carregamento em casa: 7,80€ a 10,40€.
        • Carregamento rápido: 15,60€ a 26,00€.

      • Tesla Model 3 (75 kWh):

        • Carregamento em casa: 11,25€ a 15,00€.
        • Carregamento rápido: 22,50€ a 37,50€.

      • BMW i3 (42,2 kWh):

        • Carregamento em casa: 6,30€ a 8,40€.
        • Carregamento rápido: 12,60€ a 21,10€.

      10. Conclusão: quanto custa realmente?

      O custo para carregar um carro elétrico depende do local, do tipo de carregador e da tarifa energética utilizada. Em média, podemos considerar os seguintes valores em Portugal:

      • Carregamento em casa: 7,50€ a 10,00€.
      • Postos públicos normais: 10,00€ a 12,50€.
      • Postos rápidos: 15,00€ a 25,00€.

      Embora o investimento inicial em veículos elétricos e infraestruturas possa ser elevado, a poupança a longo prazo em custos de carregamento, aliada aos benefícios fiscais e à sustentabilidade, torna esta opção cada vez mais atrativa.

      Se está a considerar a transição para um veículo elétrico, conheça as suas opções e aproveite as vantagens económicas e ambientais que este tipo de veículo oferece.