Curioso sobre os Perfumes Versace? A Versace é uma casa de design de moda italiana fundada pelo falecido Gianni Versace e continuada por outros membros da família Versace após a sua morte. Estreando-se com uma linha de roupa feminina em 1978, a empresa foi um sucesso imediato. Uma linha masculina e a primeira boutique da empresa em Milão seguiram-se nesse mesmo ano. Gianni Versace escolheu o símbolo da Medusa como logotipo da sua empresa. O vestuário luxuoso e os acessórios da empresa caracterizam-se por influências que vão desde a arte pop até à arquitetura clássica grega e romana.
A Versace tornou-se uma das favoritas entre as celebridades – Elton John era um fã primitivo – e a casa é única entre as casas de moda italianas pelo seu uso consistente de celebridades em campanhas publicitárias. Entre as celebridades que em tempos foram o rosto de Versace incluem-se Madonna, Ashton Kutcher, Britney Spears e Halle Berry. Alguns acreditam que a Versace contribuiu para o fenómeno de “supermodelo” dos anos 90, quando a empresa lançou todos os modelos de moda para o desfile de Outono e Inverno de 1991/1992.
A casa Versace: império indiscutível no mundo dos perfumes
As linhas da Versace cresceram para incluir acessórios, mobiliário doméstico e cosmética. A marca inclui hoje em dia múltiplas linhas: Atelier Versace, Versace Couture, Versace Jeans Couture, Versace Home Collection, Versace Collection, e Versace Versus (Versace). Para além de vestuário e acessórios, a marca engloba também um hotel, o Palazzo Versace. A Versace Couture é a linha principal da casa e inclui a divisão de perfumes.
A primeira fragrância Versace, Gianni Versace for Women, foi introduzida em 1981. As fragrâncias para homens e mulheres são oferecidas sob as etiquetas Versace, Versus, Jeans e Jeans Couture. As fragrâncias Versace são produzidas em conjunto com a Euroitalia SRL.
A primeira fragrância epónima de Gianni Versace foi um chipre floral animalesco densamente adoçado com frutas secas, cravejado de especiarias, bêbado em notas e esfumaçado com resinas. Na roda de cores, seria representado por ruivos aveludados, açafrão sedoso e, pretos de tinta.
Começa com uma intensa harmonia de frutas outonais, passando rapidamente para flores sensuais e narcóticas. O cravo é proeminente, adicionando um tempero quente de cravinho que embeleza o patchouli na base para se juntar ao seu refrão. O couro cheio de fumo da base sobe como uma nuvem de fumo de cigarro, obscurecendo temporariamente o belo rosto de um clássico filme noir femme fatale.
Notas do coração: Jasmim, narciso, orris, lírio, cravo, nardo, gardénia
Notas de base: Musgo de carvalho, âmbar, benjoim, couro, esteva, mirra, sândalo, patchouli
Quando a base o envolve completamente, Gianni Versace torna-se como um vinho encorpado, com frutos escuros e especiarias pontuadas com um longo pedaço de couro animalesco sujo e suado. Há uma verdadeira progressão de notas, humores e efeitos neste perfume, e são cumulativos, levando a um crescendo sublime comparável a momentos dramáticos nos concertos de Beethoven e Brahms.
O “demasiado” de Gianni Versace não anuncia tanto os perfumes de ombros largos dos anos 1980, mas remete ao que tornava os perfumes vintage tão bons: as suas personalidades distintas, a coragem das suas convicções perfumistas, as suas atmosferas persistentes. É uma versão dos anos 80 de uma fantasia olfativa orientalista dos tempos da perfumaria, comparável a um Narcisse Noir (1911), um Le Numéro Cinq (1925), ou um Youth Dew (1952).
Gianni Versace foi vítima de um assassino americano em 1997, mas a empresa continua a oferecer modas e fragrâncias sob a direção da sua família. A irmã Donatella, antiga vice-presidente da empresa e líder da divisão Versus, assim como a musa de longa data de Gianni Versace e a inspiração para a fragrância Blonde (1995), assumiu o cargo de diretora criativa. O irmão mais velho, Santo Versace, é presidente e CEO. A sobrinha Allegra Versace é proprietária de 50% da empresa.
De acordo com a marca, o primeiro lançamento da linha apresenta seis cheiros totalmente novos: Cedrat de Diamante (um spritz picante e revigorante) Eclat de Rose (uma reviravolta num floral clássico), Jasmin au Soleil (a fragrância equivalente ao sol num paraíso tropical), Figue Blanche (doce, sem ser doentio), Santal Boise (o mais picante da série) e Vanille Rouge (tão cremoso como uma colher de gelado).
Cada frasco joga com uma combinação clássica de fragrâncias, mas com um toque moderno e sofisticado, semelhante ao icónico guarda-roupa de J-Lo.
Melhor ainda, toda a linha é unisexo.
Cada cheiro vem num frasco com sombras diferentes, feito num vidro transparente e pesado para fazer dele o epítome do luxo.
Claro que não seria Versace sem alguns detalhes dourados, com a tampa do frasco apresentando o logo detalhado e bem conhecido das marcas. Um frasco adequado para uma posição privilegiada numa prateleira.
Falando sobre os cheiros à WWD, a chefe criativa da marca, Donatella Versace, disse: “Este é um novo marco para a Versace que deriva da ideia de que cada mulher e cada homem são diferentes e que, da mesma forma que gostam de ter o seu vestido feito à medida, torna-se ainda mais verdadeiro quando falamos de fragrâncias.”